Pronomes de tratamento: tipos e exemplos

Pronomes de tratamento são aqueles usados no relacionamento com as pessoas, ou no tratamento para com as pessoas, como por exemplo: Vossa Excelência, Vossa Senhoria, Senhor, Senhora, etc.

Embora seja importante um blogueiro conhecer bem a língua para a qual escreve, não é necessário ser um mestre na língua portuguesa ou um Prof. Pasquale – Repare que para falar deste é necessário um pronome de tratamento – para escrever bons textos, mas saber algumas regrinhas básicas dessa mesma língua pode ajudar.

Os pronomes de tratamento são comumente usados em nosso contidiano, mas nem sempre com a devida utilização. Veja por si mesmo e confira se você conhecia uma boa parte destes:

Pronomes de tratamento e abreviaturas

Pe. – Usado para Padres
Prof. – Usado para professores
Com. – Para comendador
Dr. – Usado para doutores, mas não necessáriamente médicos ou advogados exclusivamente, pois doutor é título digno de quem tem doutorado. Tem muito médico que só tem a faculdade de medicina e é chamado de Dr. e isso não é condicente.
Ilmo. – Usado para delegados, diretores de alguma autarquia.
V. S.ª – Usado para pessoas importantes como prefeito, governador, presidente, etc.
(Hon.) Usado para: Condes, Viscondes, Barões e filhos de Duques. Em geral, esse povo mais elitizado.

ProfPasquale Pronomes de tratamento: tipos e exemplos

Existem muitos pronomes de tratamento e as mais estranhas abreviações. Se fosse listar todas aqui ocuparia muito espaço, mas já existe essa informação na internet, basta você escolher qual agrada mais. Para quem tiver interesse, um site que monta estes pronomes de uma forma bem organizada é o Portal São Francisco.

Espero que o link seja útil. Para mim ajudou bastante quando tive essa dúvida. Muito embora hoje em dia a maioria dessas “formalidades” estão dando lugar a outros pronomes de tratamento inventados e improvisados, como:

Meu Truta, onde você esteve?
Pode falar camarada!

Claro que isso não passa de uma brincadeira, mas a nossa língua é realmente muito volátil e passa por modificações de tempos em tempos sem perder a complexidade.

7 Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Oladraoderaios
Trailer de Percy Jackson – O Ladrão de Raios
id14_simpatias_amor
Simpatias poderosas 2010