O que acontece se não pagar o IPVA, o Licenciamento e o DPVAT

O que acontece se você não pagar o IPVA, o Licenciamento e o DPVAT. Neste tópico você entenderá por que deve pagar estes tributos e quais as implicações em cada um que você não pagar, ou pagar atrasado.

Muita gente sabe que deve fazer o pagamento dos tributos incidentes sobre veículos, mas não entendem bem o que acontece se não pagar. Assim como acontece na maioria dos impostos, taxas e tributações em geral, a grande maioria paga para ficar em dia e ter a sensação de missão cumprida com o sistema governante, ou então paga pelo medo de estar cometendo alguma ilegalidade.

Os tributos sobre veículos automotores são estes três mesmo: IPVA, DPVAT e Licenciamento. À seguir, uma simplificação de cada um.

IPVA

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores geralmente é pago no início do ano, pois um boleto com os valores e prazos para pagamento chegam na casa de cada proprietário de veículos e vai de janeiro à março, de acordo com a placa. Caso não tenha recebido, existe a tabela do IPVA.

E se não pagar? Você não é obrigado a portar o IPVA e poderá ainda rodar com seu veículo livremente. Ninguém apreenderá seu veículo ou te multará por isso, uma vez que a responsabilidade deste tributo é da Secretaria do Estado da Fazenda, que por sua vez, cobrará uma multa quando você for pagá-lo em atraso.

Licenciamento

O licenciamento começa no mês de abril para veículos simples de placa final 1 e segue conforme tabela até dezembro:

tabela licenciamento 2012 O que acontece se não pagar o IPVA, o Licenciamento e o DPVAT

Este é um tributo obrigatório e também é obrigatório portá-lo por onde estiver circulando seu veículo. Se seu veículo não estiver licenciado, ele não tem permissão para rodar e portanto, se um policial te parar, certamente seu carro será guinchado para um pátio do Detran e uma multa de 7 pontos será aplicada, complicanto também sua habilitação, pois uma multa de 7 pontos é uma multa gravíssima e sugere a suspensão da mesma.

documento crlv O que acontece se não pagar o IPVA, o Licenciamento e o DPVAT

Se você deseja circular livre e tranquilamente com seu veículo, precisa licenciá-lo dentro do prazo estipulado na tabela.

DPVAT – Seguro Obrigatório

O seguro DPVAT é um seguro obrigatório que garante assistência para qualquer acidente envolvendo o seu veículo, até mesmo para os pedestres envolvidos no acidente.

Muita gente não sabe, mas o DPVAT pode ser acionado através do telefone 0800-221204 de segunda à sexta, das 8 às 20h e aos sábados das 9 às 15h. Raramente alguém usa este direito, atente para ele. Espero que nunca precise, mas se Você paga, você tem direito!

Conclusão

Você pode até deixar tudo para pagar de uma só vez no licenciamento, mas para conseguir licenciar, terá que pagar possíveis multas pendentes, o DPVAT e o IPVA+multa por atraso, caso não tenha sido pago até então. Por isso planeje bem como vai efetuar o pagamento de cada um deles. Não deixe acumular. A melhor escolha, se couber no orçamento é sempre pagar o IPVA dentro do prazo e as multas também. Estes embora não te prejudiquem como um veículo não licenciado prejudicaria, podem ter um valor bem salgado se deixados para serem pagos no licenciamento.

10 Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

faringite
Tipos de faringite e tratamentos
voo-da-gol
Sites de aeroportos para consulta