Nova lei para a CNH – Entenda as mudanças

Algumas mudanças nas leis para a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em 2009 entrarão em vigor em janeiro e outras em julho, no intuito de melhorar mais a formação dos condutores para reduzir o número de acidentes no trânsito.

É importante você que é motorista ficar por dentro das novas regras para a CNH, então vamos lá…

cnh1 Nova lei para a CNH    Entenda as mudanças

… A primeira mudança está no processo preparatório para tirar a CNH, que é o aumento da carga horária nos cursos de formação de condutores (CFC). O curso teórico passa de 30 horas para 45 horas e o curso prático passa de 15 para 20 horas.

Os cursos teóricos irão abordar mais questões de situação de risco para o motorista e para os motociclistas, as aulas terão detalhes sobre condução de passageiros e cargas.

Tanto o motociclista, quanto os motoristas terão assuntos como cuidados com vítimas de acidente de moto e consumo de bebidas e substâncias psicoativas abordados, além de outros.

Essa alteração nos cursos prático e teórico entrarão em vigor à partir de 1º de janeiro de 2009.

A segunda mudança é a regulamentação de exames para que condutores que tenham se envolvido em algum acidente ou crime de trânsito grave possam conseguir a CNH novamente. Esta mudança está detalhada na Resolução nº 300 do Contran e entrou em vigor no dia 1º de julho de 2009.

A primeira mudança na lei para a CNH, acredito que traga melhorias bastante significativas no comportamento humano no trânsito. É mais um grande passo, depois da Lei seca, mas ainda há muito a fazer quando o assunto é trânsito.

5 Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

tj-pr
Concurso TJ PR 2009: Inscrições, edital, local e data da prova
020164578-GDH00
Casamento de Carol Castro e Marco Bravo tem data marcada