Ministério da Saúde lança cartilha sobre Autismo

Na data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, o Ministério da Saúde lançou uma cartilha que auxilia no diagnóstico precoce do autismo, que conta com uma tabela que traz indicadores de todo o processo do desenvolvimento infantil e também os alertas para que todos os médicos que atuam no SUS – Sistema Único de Saúde – possam identificar de forma mais fácil e rápida o autismo nas crianças com idade até 3 anos.
Hoje no Brasil, as pessoas portadores do autismo chegam a 1% da população, de acordo com o próprio Ministério da Saúde.
autismo zps1d35fa30 Ministério da Saúde lança cartilha sobre Autismo
A cartilha será repassada a todos os profissionais do SUS, para que possam auxiliar no diagnóstico do autismo em crianças de todo o país. O Ministério da Saúde tem um programa que visa futuramente, simplificar todo este material, de forma que possa auxiliar às próprias famílias a identificarem as crianças com autismo.
Esta identificação não é fácil para leigos e até mesmo para muitos dos profissionais da saúde, uma vez que o autismo envolve um vasto campo de sintomas, de forma que não é tão simples identificar o autismo na criança.
Para se ter uma ideia, para se ter um diagnóstico preciso, vários profissionais devem participar da avaliação, onde eles irão analisar a comunicação da criança, a linguagem, suas habilidades motoras, seu comportamento na escola, habilidade no pensamento entre outras características.
Espera-se agora que as autoridades continuem buscando formas de melhorar o atendimento a estas crianças e também às suas família, além de uma melhor conscientização da sociedade como um todo.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

lei-carolina_zpsc1cbd976
Lei Carolina Dieckmann começa a vigorar
Aprenda a se comportar no trabalho