Hipertensão Arterial – Pressão Alta: Causas e Prevenção

press Hipertensão Arterial   Pressão Alta: Causas e Prevenção

A hipertensão arterial ou pressão alta é o aumento desproporcional dos níveis da pressão ou seja quando a pressão está superior a 140×90 mmHg (milímetros de mercúrio). O primeiro número (140) é chamado de sistólico e corresponde à pressão da artéria no momento em que o sangue foi bombeado pelo coração, já o segundo número (90) é chamado de diastólico e corresponde à pressão na mesma artéria, no momento em que o coração relaxa, após a contração.  Quando a pressão está abaixo do normal (105/60 mmHg), dizemos que o indivíduo tem hipotensão ou pressão baixa.

A hipertensão arterial é um dos problemas de saúde mais comuns na população. Além de ser seria, atinge o individuo de forma silenciosa e pode ocasionar lesões em diversos orgãos como o cérebro, os rins, os vasos e a visão. No Brasil, cerca de 10 a 15% da população é hipertensa e o que assusta é que a maioria das pessoas desconhece que são portadoras dessa doença.

Causas

As principais causa e fatores que aumentam o risco de hipertensão são: a  obesidade, o tabagismo, a ingestão abusiva de bebidas alcoólicas, o sedentarismo, o histórico familiar, o estresse e uma alimentação baseada em muito sal (sódio).

Segundo dados estatísticos, cerca de 20 a 40% dos obesos sofrem de hipertensão e cerca de 30 a 60% dos diabéticos também, por isso é muito importante previnir.

Prevenção

A prevenção da hipertensão assim como de qualquer outra doença é muito importante e o que pode ser sugerido é que cada indivíduo pense no estilo de vida que vem levando e os alimentos que vem consumindo. Por isso, é preciso manter atitudes e habitos de vida saudáveis, que incluam eliminar o tabagismo, praticar exercícios regularmente, ter uma dieta equilibrada pobre em sal e isenta de gordura trans, controlar o estresse, dimunir o excesso de peso, reduzir ao máximo do consumo de álcool e visitar um médico regularmente.

Cuide de saúde! E procure um médico, só ele pode indicar o melhor tratamento para a sua hipertensão.

2 Comentários

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

call center
Procon-SP: Empresas de call center rende multas altas
justus-sbt_5a76a12a20df90bf27f17476
Roberto Justus começa a gravar programa “Um contra Cem” no SBT